Visita de Estudo - 5.º C

No dia 21 de maio de 2022 deu-se início à Visita de Estudo que começou a ser preparada em outubro de 2021. A longa viagem, até se chegar a esse dia, passou por momentos dentro e fora da sala de aula. Primeiro preparou-se todo o programa e forma de se atingir o objetivo proposto, andar em dois dias no maior número de transportes e ao longo da viagem haver aulas no exterior. Como os custos eram muito altos procuraram-se apoios fora da escola, como a Câmara Municipal ou empresas privadas. Desta forma se conseguiu levar os alunos a esta visita. 

A partida, por volta das oito horas da manhã do dia 21, fez-se de autocarro até Évora, aí o grande grupo, onde se incluíam muitos encarregados de educação com destino a Lisboa. Os pais e encarregados de educação e os alunos foram fundamentais para que pudéssemos fazer estas passagens de transporte para transporte...

Voltando à viagem, propriamente dita, todos os alunos tinham um passaporte roteiro, e na Estação de Évora, colocaram o primeiro carimbo. Uma viagem tranquila por paisagens rurais e urbanas, com saída na Estação de Sete Rios, apanhando de imediato o Metro na Estação do Jardim Zoológico. Tirámos o nosso bilhete e lá fomos por baixo de chão até ao Chiado. A visita de Estudo em Lisboa começou nesse ponto. Vimos o Fernando Pessoa, na Brasileira, estivemos no Largo do Carmo, onde aconteceu o 25 de Abril, passámos pelo elevador da Glória e terminámos a parte da manhã no Lisboa Story Center, onde tivemos a aula de História e Geografia de Portugal.  Fomos à praia, subimos ao Arco da Rua Augusta de onde observámos a cidade de Lisboa e o seu Castelo Mouro, a Baixa Pombalina e visitámos a famosa Casa do Bicos, hoje Fundação Saramago. Altura para uma aula de Educação Física, no jardim adjacente.  Partimos em direção ao aeroporto onde apanhámos o avião com destino ao Porto. Partimos de dia e chegámos ao aeroporto do Porto, na Maia, já de noite. A viagem até à cidade do Porto foi feita de Metro e muito perto da estação do Carolina Michaella, que ficava perto do alojamento.

No dia 22 de Maio visitámos o Porto passando pela Livraria Lello e os principais monumentos do Porto. Estivemos na Avenida dos Aliados, olhámos a Torre dos Clérigos e tivemos as nossas aulas de Português, Matemática, Educação Visual e Educação Tecnológica. No final da tarde terminados a nossa visita de estudo com um passeio de Barco no Douro, junto à Ribeira. Por volta das dezassete horas, muito cansados, mas felizes, subimos para o autocarro com destino a Estremoz.

Foi uma experiência, única nas Escolas do nosso concelho, por três aspetos essenciais: realizou-se com o empenho e preparação da visita por parte dos encarregados de educação da turma do 5.ºC, os encarregados de educação estiveram na visita de estudo, e finalmente, uma viagem complexa porque exigia apoios financeiros muito elevados e como tal um agradecimento a todos os que apoiaram a Visita.

Agrupamento de Escolas de Estremoz, na pessoa do Diretor e toda equipa e funcionários da Escola   

Câmara Municipal de Estremoz, presidente, vereadores e todos os funcionários

Santa Casa da Misericórdia, na pessoa do provedor e restante equipa

Repsol

Clinica 24

Viagem Rainha Santa Isabel

Calhorda.com

Encarregados de Educação do 5.º C

Alunos e professores da Turma