Procedimento concursal prévio à eleição do Diretor | 2026 - 2030

Nos termos do disposto do artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, torna-se público que por publicação do Aviso n.º 410/2026/2 da 2.ª série do Diário da República de 7 de janeiro de 2026 se encontra aberto, pelo prazo de dez dias úteis, a contar do dia seguinte ao da publicação do referido Aviso do Diário da República, o procedimento concursal prévio à eleição do Diretor do Agrupamento de Escolas de Estremoz.

Abaixo, são apresentados os documentos relativos ao presente procedimento concursal que também podem ser consultados nos Serviços Administrativos deste Agrupamento:

- Aviso de Abertura n.º 410/2026/2, publicado na 2.ª série do Diário da República n.º 4, de 07 de janeiro de 2026;
- Regulamento do Procedimento Concursal;
- Formulário de Requerimento;
- Declaração de consentimento.

Contratação de Escola 25/26 - Representação da Educação na CPCJ de Estremoz (35h)

Nos termos do n.º 3, do artigo 39.º do Dec.-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, republicado pelo Dec.-Lei n.º 28/2017, de 15 de março, José João Mendes Espadinha, Diretor do Agrupamento de Escolas de Estremoz, torna público que se encontra aberto procedimento concursal a partir da presente data, e por um período de três dias úteis, para seleção e recrutamento de um Técnico Especializado – Licenciado na Área das Ciências Sociais ou Ciências da Educação - Representação da Educação na CPCJ de Estremoz, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo.

Para mais informações deve consultar o aviso de abertura:
Horário n.º 17: Técnico Especializado – Representação da Educação na CPCJ de Estremoz (35h)
Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos
Lista de Ordenação Final de Candidatos

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 03 dez. 2025

 

  

No dia 3 de dezembro assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992. Esta data tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade para os direitos, a inclusão e a participação plena das pessoas com deficiência em todos os contextos da sociedade.

A ONU promove atualmente a adoção de um novo símbolo internacional de acessibilidade. Embora esta mudança já esteja recomendada a nível global, Portugal ainda não a implementou oficialmente, uma vez que depende de revisão legislativa para entrar em vigor.

Para reforçar a importância desta data e envolver toda a comunidade educativa, foi lançado um desafio a todas as turmas do Agrupamento: criar o símbolo de acessibilidade e colocá-lo na porta da sala.

Esta iniciativa pretende despertar a reflexão, promover atitudes inclusivas e fortalecer o compromisso de todos com uma escola verdadeiramente acessível.