Atribuição de transporte e apoio da Ação Social Escolar 2022/2023

Informam-se todos os encarregados de educação que poderão requerer a atribuição do apoio da Ação Social Escolar para o ano letivo 2022/2023, mediante o preenchimento do respetivo formulário disponível no quadro seguinte:

Nível de Ensino   Formulário   Prazo de Entrega
Educ. Pré-Escolar
1.º Ciclo de Escolaridade
  Clique aqui   14/07/2022
2.º e 3.º Ciclos
de Escolaridade
  Clique aqui   14/07/2022

Para a candidatura à Ação Social Escolar são necessários os seguintes documentos:

  • Formulário de candidatura devidamente preenchido e assinado pelo(a) Enc. Educação;
  • Declaração emitida pela Segurança Social ou pelo serviço processador, na qual conste o escalão de abono de família atribuído ao/à aluno/a;
  • Fotocópia do IBAN do/a aluno/a ou do/a encarregado/a de educação (2.º e 3.º Ciclos);
  • Declaração passada pelo Centro de Emprego, no caso de o Pai e/ou a Mãe estar(em) desempregado(s) há mais de 3 meses e lhe esteja atribuído o 2.º escalão do abono de família (2.º e 3.º Ciclos).

Os enc. de educação que poderão requerer a atribuição de Transporte Escolar para o ano letivo 2022/2023, mediante o preenchimento do formulário em anexo (clicar aqui).

As candidaturas de transporte escolar e apoio da Ação Social Escolar deverão ser entregues preferencialmente através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou presencialmente nos Serviços Administrativos do Agrupamento, mediante marcação prévia, devidamente preenchidas e assinadas.

Para mais informações deve consultar o aviso em anexo e contactar os Ser. Administrativos do Agrupamento através do endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por telefone 268333784.

Desporto Escolar – Prova Nacional Mega-Sprinter

Decorreu em Vagos, nos passados dias 29 e 30 de abril, a fase nacional da prova de Megasprinter, realizada em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, integrando as disciplinas do Mega salto, Mega km, Mega sprint e Mega lançamentos. Estiveram aí, alunos representando muitas das escolas de todo o país (Continente e Regiões Autónomas).
Participou, em representação do Agrupamento de Escolas de Estremoz – Escola Sebastião da Gama, no Mega Sprint (corrida de Velocidade – 40M), o nosso aluno do 8.º Ano, turma A, Dinis Romão. Este aluno, que já havia vencido a prova distrital em Vendas Novas, teve uma atuação brilhante, vencendo as várias eliminatórias e a final, sagrando-se campeão Nacional nesta disciplina e assumindo-se como o mais veloz de todos os participantes.
Parabéns Dinis, por tão bem representares a nossa escola, a nossa cidade e alcançares esse título, que muito nos orgulha!

XV Congresso Nacional Cientistas em Ação

A Escola Básica de Glória participou, pela décima terceira vez, no Congresso Nacional Cientistas em Ação.

Este ano levou ao Congresso a atividade experimental “Há vida no montado” apresentada por quatro alunos: o Tomás Lopes (1º ano), a Filipa Ramalho (2º ano), a Filipa Brito da Luz (3º ano) e o Lourenço Silva (4º ano), em representação de toda a escola.

Este trabalho teve como finalidade dar a conhecer alguns dos animais invertebrados que os alunos descobriram nas visitas ao montado que existe perto da escola. Dos animais que descobriram, selecionaram o caracol para estudar e realizar algumas observações e experiências: Como é o corpo do caracol? Como se desloca? Onde gosta de viver? O que gosta de comer? Prefere lugares húmidos ou secos?

Estas, entre outras, foram algumas das questões a que tentaram responder perante um júri e uma assistência muito exigente, curiosa e bem preparada.

No final do dia a recompensa pelo trabalho realizado aconteceu com a atribuição do 2º Prémio no dia dedicado ao Professor Galopim de Carvalho que este ano, infelizmente, esteve ausente.

Matrículas 2022/2023 - Educação Pré-Escolar e 1.º Ano Ens. Básico

Informa-se toda a comunidade educativa que, de acordo com o Despacho n.º 4209-A/2022, de 11 de abril, e com o Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, alterado e republicado pelo Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 11 de abril, o período de matrículas/ renovação de matrículas na Educação Pré-Escolar e no 1.º ano do Ensino Básico para o ano letivo 2022/2023 decorre entre o dia 19 de abril e o dia 16 de maio de 2022.
A renovação de matrículas na Educação Pré-Escolar é automática, com exceção de alteração de encarregado de educação ou mudança de estabelecimento de educação e ensino. Nestes casos, a renovação de matrícula será formalizada através do Portal das Matrículas no período referido anteriormente.

O pedido de matrícula/renovação de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, no Portal das Matrículas. Excecionalmente, por atendimento presencial nos Serviços Administrativos do Agrupamento, sujeito a marcação prévia, solicitada e confirmada via email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Para mais informações e consultar a seguinte documentação:
Aviso - Matrículas na Educação Pré-Escolar e 1.º Ano do Ensino Básico
Aviso - Renovação de Matrículas na Educação Pré-Escolar 
Manual do Encarregado de Educação