A Ciência está em todo o lado!

No dia 18 de abril, alunos da Escola Básica da Mata participaram no XVII Congresso Nacional de Cientistas em Ação com três apresentações: “O Ballet das Águas”,   “A Magia do Açafrão” e “Queres ficar fresquinho? Traz uma mantinha!” que obteve uma Menção Honrosa. Com estas experiências, foi comprovada a variação da densidade da água face à temperatura; que é possível descobrir mensagens invisíveis e que podemos alterar o tempo de fusão do gelo, consoante o material que usarmos para o revestir. Para desenvolver este trabalho, os alunos partiram de uma poesia sobre a praia, de uma aventura da coleção "Clube dos Cientistas" e da história de uma tartaruga que queria dormir.

É muito gratificante poder participar nestas iniciativas que testam a capacidade e o poder de argumentação dos alunos, através do contacto com outros alunos de outras escolas públicas e privadas a nível nacional.

Obrigado CCV!

 

“As formigas da nossa escola” e “Formigas e ovos”

Mais um ano em que os alunos da Escola Básica de Glória participaram neste Congresso de Cientistas para mostrar um bocadinho do trabalho que realizamos na escola, no âmbito das Ciências Experimentais, com a apresentação de dois trabalhos. Os nossos alunos deram o seu melhor na defesa dos seus projetos.

Este ano, explorámos as formigas da nossa escola, tendo como ponto de partida a fábula “A cigarra e a formiga”. Seguimos o método científico e demos asas à curiosidade dos alunos: questões-problema, hipóteses, preparação de materiais, pesquisa e investigação, realização de atividades experimentais, registos das observações, resultados e conclusões.

Como é o corpo de uma formiga? Quais são as suas preferências alimentares? As formigas gostam mais do frio ou do calor? Por que é que as formigas andam em carreirinhos? Qual é a relação entre o peso que suporta um ovo e o peso que uma formiga consegue transportar?

O resultado deste trabalho foi a obtenção do 3º Prémio – Prémio Galopim de Carvalho.

Foi um dia diferente, com muitas aprendizagens e novas amizades!